segunda-feira, 26 de maio de 2008

O nosso texto no Repórter Local



“Somos alunos da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, da turma C do 12º ano, na área de Ciências e Tecnologias.
A turma integrada na área não disciplinar: Área de Projecto teve por tema principal a “Saúde Escolar”, no qual se inserem vários subtemas. Dentro destes, o nosso grupo designado por Ice04, escolheu o subtema ”O ambiente”.
O nosso grupo no desenvolvimento do trabalho tem como objectivo principal sensibilizar as pessoas para os problemas ambientais, e para tal, entre outras actividades, elaboramos um anúncio que pretendemos que seja transmitido na televisão. Este videoclip aborda em especial a problemática: “Aquecimento Global”, alertando os portugueses para a suas consequências - a escassez da água, subida do nível médio das água, destruição dos habitats e a destruição progressiva da população humana.
Como é do conhecimento geral o Aquecimento Global deve-se à poluição atmosférica resultante da emissão descontrolada de gases, devido às actividades humanas. Vários cientistas, estão crentes que, a longo prazo o Aquecimento Global terá consequências irreversíveis sobre a Ecosfera, algumas das quais já foram supracitadas e, por isso, devemos desde já adoptar medidas e políticas que suspendam o aquecimento do planeta Terra.
Apesar do cidadão, em geral, considerar que as problemáticas ambientais terão que ser exclusivamente resolvidas pelos políticos, cabe a cada um de nós a tarefa de fazer algo na resolução das mesmas, através da tomada de pequenas atitudes, tais como andar menos de automóvel, preferir os transportes públicos, andar a pé, deslocar-se de bicicleta. Estes comportamentos levarão a uma diminuição da libertação do CO2 e travará, em parte, o Aquecimento Global.
Sendo um grupo de jovens e estudantes preocupados com o futuro do nosso planeta, acompanhados pelo professor, Nuno Ferreira e os órgãos de gestão da escola, solicitamos apoio e encontros a vários organismos ambientais, tendo obtido respostas positivas por parte da “QUERCUS”, “SOCIEDADE PONTO VERDE”, “CEAB”, permitindo-nos desenvolver um trabalho no qual obtivemos conhecimentos, divulgamos acções de sensibilização e tomamos atitudes no sentido da responsabilização dos cidadãos para a temática ambiental.”

Sem comentários: